Unhas Amarelas, quais cuidados tomar?

Todo mundo quer ter as unhas fortes, saudáveis e bonitas. Elas que muitas vezes são utilizadas para expressar nosso humor, estilo e personalidade por meio de esmaltes, de seu formato e tamanho.
Você já percebeu suas unhas meio amareladas? Ou as unhas de alguém que conhece, em tom amarelo?
Então, isso é mais comum do que parece, vamos ver as possíveis causas desse amarelamento e quais cuidados devemos tomar, afinal de contas, unhas amareladas não é sinônimo de unhas saudáveis.
É muito importante identificar a causa desse amarelamento.
Então vamos as causas mais comuns:
- Infecções por fungos (como micose de unha) – geralmente vêm com espessamento e alteração na textura;
- Uso frequente de esmaltes, sem intervalo de uso, em especial esmaltes escuros sem base protetora;
- Tabagismo, o fumo pode manchar as unhas;
- Problemas de saúde como diabetes, psoríase, doenças hepáticas, pulmonares e renais;
- Deficiência de vitaminas;
- Envelhecimento natural.
Além da mudança na coloração original da unha para o amarelo, dependendo da causa, é possível notar o aparecimento de outros sintomas, como mudança na espessura, forma e na textura da unha, além de maior fragilidade, podendo quebrar com facilidade.
Vamos saber um pouquinho mais sobre cada uma dessas causas possíveis do amarelamento.
Infecções por fungos (como micose de unha)
A micose de unha é uma infecção causada por fungos, que afeta uma ou mais unhas, tanto unha das mãos, quanto dos pés. Ela causa o amarelamento quando os fungos se alimentam da queratina presente nas unhas, alterando assim a cor, formato, espessura e textura da unha.
Pode ser transmitida, por exemplo, em piscinas ou banheiros públicos, quando a pessoa anda descalça, ou quando se partilha materiais de manicure.
Porque as unhas ficam amareladas após a uso/retirada do esmalte?
Alguns esmaltes, principalmente de cores escuras, em especial a cor vermelha, tem em sua composição o óxido de ferro (pigmento muito usado em cosméticos devido à sua estabilidade e coloração forte, ele deixa resíduos, que com o tempo, entram em contato com o ar, a luz e a água e pode promover reações químicas que alteram a cor da superfície da unha, causando o amarelamento quando se retira o esmalte.
Tabagismo
A nicotina componente principal do cigarro, deixa as unhas (e os dedos) amarelados principalmente devido à sua própria ação química e também do alcatrão, que possui a cor amarelada e que com outros subprodutos da combustão do cigarro, podem manchar a queratina da unha de forma semelhante ao que acontece com os dentes.
Com o tempo, essas manchas se tornam mais evidentes e difíceis de remover.
Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais os pigmentos penetram na superfície da unha, tornando a coloração amarelada persistente.
Problemas de saúde como diabetes, psoríase, doenças hepáticas, pulmonares e renais
A diabete, que é o excesso de açúcar no sangue, faz com que a glicose se ligue às proteínas do corpo, incluindo a queratina, que forma a unha. Esse processo, chamado glicação, e escurece ou amarela as unhas ao longo do tempo.
A psoríase de unhas acontece quando as células de defesa do corpo atacam as unhas, deixando-as onduladas, deformadas, quebradiças, grossas e com manchas amareladas.
Doenças hepáticas (no fígado), pode causar, além da mudança na coloração das unhas, que ficam amareladas, na pele e olhos também amarelados, ainda, náuseas, tonturas frequentes e dor na parte superior direita do abdômen.
É possível que uma doença pulmonar se sinalize através das unhas. Pela cor amarelada, ou azulada, também quando se tem uma grande curvatura nas unhas.
Outra condição que pode ser a causa das unhas amareladas é uma doença renal, como a doença renal crônica, que é caracterizada pela interrupção parcial ou total do funcionamento dos rins. Pelo fato de os rins não conseguirem mais filtrar as toxinas, as unhas ganham um aspecto em que metade fica branca e a outra parte com um tom amarelado ou amarronzado.
*Procure um médico, para diagnostico e orientação adequada.
Deficiência de vitaminas
No caso, certas deficiências nutricionais podem deixar as unhas mais frágeis, quebradiças e descoloradas. As unhas amareladas podem ser o resultado por exemplo, de falta de vitamina A ou vitamina C, por exemplo.
Envelhecimento
A causa do amarelamento que não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde. À medida que envelhecemos, as unhas podem ficar mais fracas e alterar a sua cor, ficando ligeiramente amareladas. Este é um processo natural do envelhecimento e não significa que a pessoa tenha algum problema de saúde.
Lembre-se que a saúde das unhas está relacionada com a sua saúde como um todo. Não ignore os sinais que seu corpo está lhe dando.
Afinal de contas, como tratar unhas amareladas, já que essa condição nas unhas pode indicar ou ser o sintoma de diversas patologias ou fatores.
Uma dica para tratar as unhas amareladas, fracas e quebradiças é fazer um tratamento fortalecedor e protetor.
A Linha homeopast oferece 2 opções para esse tratamento, vamos falar um pouquinho de cada uma delas, assim pode escolher a que mais se adequa ao seu caso!
O homeopast SPRAY REPARADOR DE UNHAS E PELE 30ml, vai cuidar das suas unhas, hidratando, fortalecendo e reparando. Com ação regeneradora que repara os tecidos danificados das unhas, pele e cutículas. Ele fortalece unhas fracas e quebradiças, controla a oleosidade da pele através das vitaminas, antioxidantes, e dos óleos essenciais de sua formulação. Não só indicado para tratar micose de unhas, como de pele.
E se você é aquela pessoa que não vive sem esmalte, ele é perfeito pra você, pois pode ser utilizado em unhas esmaltadas e também em unhas de gel!
É prático, rápido e indolor! Ele tem secagem rápida, alta absorção (toque seco), proporcionando a praticidade para a rotina do dia a dia.
Afinal de contas cuidado, não deve ser complicado.
Já o homeopast FORTALECEDOR DE UNHAS 18ml, é composto pelos mesmos óleos essenciais que o spray reparador, porém sua concentração é maior, o que o deixa sendo indicado para unhas extremamente danificadas, quebradiças, com descolamento de unhas, micose (aquela persistente) e demais fungos. Seu uso é exclusivo para unhas e verruga plantar (o famoso olho de peixe). Ele não deve ser usado em unhas com esmalte, porque sua concentração, faz com que ele manche o esmalte.
Tanto o Spray Reparador, quanto o Fortalecedor possuem em sua formulação, os óleos essenciais de melaleuca, cravo, tomilho e lavanda, formando o blend poderoso para cuidar das unhas. A diferença entre eles é a diluição, conforme já citado.
E o homeopast Óleo de Melaleuca - Pronto para uso 18ml, com propriedades antisséptica, antibacteriana e antifúngica. Óleo essencial de melaleuca puro, com base de óleos vegetais, na medida para seu uso com segurança, além da praticidade. Indicado para tratar fungos e micoses da pele e unhas, inflamações de feridas e coceiras, controle de acne e caspa, alívio da psoríase e dermatite de contato.
Todos os produtos citados são veganos, cruelty free, e sem contra indicações, podem ser utilizados por portadores de diabetes, gestantes, idosos e crianças.
Lembrando que é sempre recomendado e muito importante a busca de um acompanhamento com profissional podólogo, e caso seja algo persistente e sem ser patologia podológica, busque um médico para orientação, diagnostico.
Agora é só escolher o que melhor atende as suas unhas amareladas, adquirir em nosso site e começar o cuidado que você merece!
-
Reparador de Unhas e Pele Spray 30ml - Unhas fracas, Micoses e Frieiras
homeopast REPARADOR DE UNHAS E PELE - 30 ml unidade
-
Óleo de Melaleuca 18ml - Tratamento de Micoses de Pele e Unhas
homeopast OLEO MELALEUCA PRONTO PARA USO - 18ml
-
-
Fortalecedor de Unhas 18ml - Para Unhas Fracas e Danificadas
homeopast FORTALECEDOR DE UNHAS - 18ml unid.