Primeiro pedido? 10% OFF com o cupom PRIMEIRA10 - Frete Grátis neste Feriadão!
08/04/2025

Chulé: Causas e como tratar

Tenho certeza que você já passou ou conhece alguém que passou ou ainda passa pela situação desagradável de estar com mau cheiro nos pés, o famoso chulé.

Hoje, vamos nos aprofundar nas causas que nos leva a ter esse tão indesejado mau cheiro nos pés.

Nós já conversamos aqui no Blog anteriormente sobre o suor, as suas causas, consequências e cuidados. Se ainda não viu a matéria, dá uma olhadinha, que ela abrange os principais mitos e verdades sobre o suor.

Mas vamos ao tema da matéria de hoje:

 

O que é o chulé?

O chulé é aquele odor desagradável, muitas vezes popularmente comparado ao cheiro de queijo azedo, e que pode surgir nos pés e consequentemente em meias e calçados. Afeta a todos independente de sexo e idade. Principalmente nos períodos de calor.

O chulé (bromidrose plantar) é causado por uma combinação de fatores, principalmente o suor e a presença de bactérias.

O suor (ou SUDORESE) é um líquido transparente e inodoro (sem cheiro), produto da transpiração. Produzido pelas glândulas sudoríparas que fazem parte da derme (camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme), para regular a temperatura corporal.

Como o suor não tem cheiro, o que causa o mau cheiro são as bactérias que vivem na pele, e fazem a decomposição desse suor.

 

Como assim?

As bactérias que habitam os pés, se “alimentam” do suor produzido ali através de um processo chamado (biodigestão enzimática), no qual quebram os compostos presentes no suor e liberam substâncias responsáveis pelo mau cheiro, formando o chulé.

Quando nossos pés suam, se eles estão em um ambiente quente e úmido, que acumula muita umidade, temos o ambiente propício para a proliferação de micro-organismos, e desenvolvimento de bactérias e fungos.

E nossos pés estão constantemente abafados pelos calçados, e meias que são exatamente esse tipo de ambiente, que favorece o surgimento de bactérias e fungos.

 

Origem do Chulé?

Curiosamente o aparecimento do chulé, tem se datado de pelo menos 30 mil anos atrás. Desde os primeiros períodos da civilização humana.

Pois o reconhecimento de sua origem está associado à higiene pessoal e ao uso de calçados. Com a invenção de calçados fechados, especialmente aqueles que não permitiam a ventilação adequada dos pés.

 

E como se livrar do Chulé?

O suor misturado ao mau cheiro liberado pelas bactérias precisaria ser evaporado. No entanto, como o pé está em um ambiente fechado (calçados e meias) o processo de evaporação desse mau cheiro é impedido de acontecer, tornando o cheiro ainda pior, e o deixando além de impregnado nos pés, também nos calçados e meias.

E assim, acabamos reféns do chulé, que pode nos causar grandes constrangimentos.

Opa, espera! Não podemos ficar reféns do chulé, e deixar de fazer coisas por medo de sentirem o mau cheiro de nossos pés.

 

Segue dicas:

  • Lave os pés diariamente e após a lavagem, seque os bem, principalmente entre os dedos;
  • De preferência use um sabonete com ação antibacteriana, que irá agir contra a proliferação das bactérias que causam o mau odor;
  • Use meias de algodão ou de materiais que absorvam a umidade da pele. No caso dos calçados, evitar usar o mesmo calçado por vários dias seguidos;
  • Utilize esfoliantes para remover as células mortas da pele dos pés, e assim proteger a pele com a renovação de células. (A Linha homeopast tem o homeopast ESFOLIANTE em creme, vegano, que não precisa de enxague e que pode te ajudar nesse passo);
  • E por fim, mas não menos importante, utilize um Desodorante próprio para os pés. (A linha homeopast também oferece o produto perfeito neste seguimento, o homeopast Desodorante para pés e calçados, produto vegano, com ativos naturais, que controla e previne maus odores. Além de refrescar, ter um aroma fresco e leve, com toque seco e alta absorção, sem contra indicação, pode ser usado por toda família.

Se você sofre ou conhece alguém que possui o famigerado chulé, já sabe sua causa e também o que é possível fazer para se evitar.

Não deixe de cuidar, previna, trate, cuide!  A saúde dos seus pés, é a sua saúde!

Ao navegar em nossa loja virtual, você concorda com a utilização de cookies e a coleta de dados pessoais conforme descrito em nossa Política de Privacidade.

Favoritos

Confira abaixo, todos os produtos que você adicionou como favorito.